16 de maio de 2008

" O PODER "

Image and video hosting by TinyPic


“O sofrimento nos ameaça a partir de três direções: de nosso próprio corpo, condenado à decadência e à dissolução(...); do mundo externo; que pode voltar-se contra nós com forças de destruição esmagadoras e impiedosas; e, finalmente, de nossos relacionamentos com os outros homens.”
(Freud, 1974)


Já parei para questionar qual o poder que o “poder” tem sobre os humanos. Realmente é algo impressionante, como é enorme o potencial transformador de caráter e de personalidade que exerce o poder. É ainda revelador da alma, como descobriu “Abraham Lincoln” quando disse que "QUASE TODOS OS HOMENS SÃO CAPAZES DE SUPORTAR ADVERSIDADES, MAS SE QUISER POR À PROVA O CARÁTER DE UM HOMEM, DÊ-LHE PODER".

Considero exagerado o apego que certas pessoas têm ao poder. Não foi à toa que um dia Einstein disse: - "EU SÓ CONHEÇO DUAS COISAS INFINITAS: O UNIVERSO E A IGNORÂNCIA HUMANA. NO ENTANTO, AINDA TENHO DÚVIDAS SE O UNIVERSO É INFINITO”. Não sei exatamente a que (ou a quem) ele se referia na ocasião, mas sua afirmação faz muito sentido, pois penso que, dentre as inúmeras manifestações de ignorância do Homem, o apego ao poder é uma das mais representativas, porque, em última instância, é dele que advém a violência, a corrupção, a arrogância, as ditaduras e, por fim, os conflitos e as guerras. Que o poder corrompe, isso ninguém duvida.

O Ser humano, ao exercer o poder, qualquer que seja sua origem - imposto, conquistado ou determinado, erroneamente se mantém através do grito, ou de regras impostas. Muitas vezes o poder nas mãos de determinadas pessoas, é um verdadeiro campo minado, onde a explosão é inesperada e a qualquer momento. A carga de energia gerada em um ambiente onde subordinados exercem funções sob esta condição psicológica, contrasta com a energia gerada em situação oposta, onde a serenidade e a sutileza do ambiente, geram harmonia e bem estar, permitindo que se alicercem relações de um poder real.

“Certa vez acompanhei um profissional em uma apresentação sobre medicina do trabalho, dentro de uma empresa de renome, bastante influente no mercado e em meio à apresentação, o diretor-executivo entrou e sentou-se no fundo da sala. Não disse nada, e nem precisou, mas o sentimento de cada um no local mudou notoriamente, ali vi imperar o respeito. Estávamos na presença do poder e não do chefe que impõe. O diretor que grita não está exercendo poder; ele está frustrado porque não tem poder. O poder real é silencioso. E o poder interior é o mais silencioso de todos. Ele é quase invisível, mas pode mover montanhas.” (Lewis Richmond – psicólogo).

Quem tem poder não precisa mostrar, ele flui automaticamente no grupo de subordinado, pelas atitudes e pelo respeito mútuo que existe na relação, onde cada um sabe que precisa do outro como uma engrenagem para que a peça funcione. De nada vale o “poder”, sem o respeito, sem aceitação, tão pouco os meios escusos que muitos utilizam pra chegar até “ele”.


Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

Existem pessoas que pelo simples prazer de ter o poder, “vendem a alma”, esquecem o valor de uma amizade, mostra sua verdadeira face e seus valores como seres humanos e olha que nem é por coisas tão valiosas ou grandes assim. A palavra poder assusta porque tememos seus efeitos, principalmente quando somos tratados com injustiça por quem o exerce.

Entretanto, é através do poder que também praticamos a justiça e o amor. Neste sentido, o poder é a "energia transformadora" com que nascemos. Essa energia é necessária para o nosso potencial converter-se em realizações. O poder nada mais é que a capacidade de provocar ou impedir mudanças. Pode ser usado para dominar, agredir, favorecer ou partilhar, e produz conseqüências nas pessoas envolvidas, já que invade as suas vidas.

Enfim... falar sobre poder, não é tarefa fácil, pois envolve desde formação de cada ser humano até a forma como o mesmo conduz sua vida, porém uma coisa é certa, o maior poder e este inquestionável, exercido com sabedoria ninguém o perde, é o poder interior que cada ser humano trás dentro de si. Muita gente não acredita que tem uma grande força e potencial interior e se subordina ao “poder” de outros.
Usando o nosso próprio poder com equilíbrio vencemos mais facilmente as dificuldades que a vida nos impõe e nos tornamos mais fortes e capazes. Você já se esqueceu que ao nascer chorou forte, usando o seu poder para gritar contra a perda do conforto do ventre materno Lembra-se Pois é... continue usando seu poder para evoluir como pessoa!


SUGESTÃO DE UM BOM FILME RELACIONADO AO TEMA

Image and video hosting by TinyPic


O PODER ALÉM DA VIDA:

Elenco: Scott Mechlowicz, Nick Nolte, Amy Smart, Tim DeKay, GarrickAshton Holmes, TrevorB.J. Britt, Agnes Bruckner, Tom Tarantini ...

Informações Técnicas:
Título Original: Peaceful Warrior
País de Origem: Alemanha / EUA
Gênero: Drama
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento: 2006

Sinopse:
Dan Millman (Scott Mechlowicz) é um jovem que parece ter uma vida perfeita. Bonito, popular e vitorioso em campeonatos de ginástica olímpica, sua felicidade é destruída quando um acidente de carro o impede de praticar o esporte e prestigiar as festas que faziam parte de sua vida. Com a ajuda do trainador Sócrates (Nick Nolte), que trabalha todo o poder interior do jovem e busca recuperar não somente a forma física, mas, principalmente, a auto-estima.

 
©2007 '' Por Elke di Barros