11 de março de 2009

"BBB 9" - menor ibope, maior receita da história

"A Queda do Líder de Audiência."

Uma breve comparação de médias de audiência de todos as edições do "BBB" mostra que a atual, a nona edição, adaptada pela Rede Globo de Televisão e com formato original criado pela Empresa Holandesa Endemol, registra os menores índices de audiência desde seu surgimento no Brasil. O programa estreou em 2002 e, desde 2005, a queda de ibope tem sido constante e sistemática (veja os números no quadro abaixo)


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BBB9 - audiência = 31,4


Tanto na comparação das quatro primeiras semanas, como na média geral, o "BBB 9" exibe um viés de baixa na audiência, que se intensifica desde 2005. Nas últimas cinco edições, a média comparada caiu de 47,5 pontos para 32 --uma redução de 33% no número de telespectadores.
Apesar disso, o programa está longe de ser considerado um fracasso. Enquanto está no ar, o "BBB 9" continua líder isolado durante o horário de transmissão da TV aberta, com quase o dobro da audiência da segunda colocada, a Rede Record.

Contudo, o programa "Big Brother Brasil 9" vai ficar marcado como a edição que menos atraiu atenção do telespectador. Nunca o reality show da Globo registrou médias tão baixas de audiência e marcou tão pouco share (porcentagem de TVs sintonizadas no universo de aparelhos ligados). Veja no gráfico:

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Do ponto de vista comercial, o "BBB" é provavelmente o produto mais rentável e lucrativo da TV Globo, com uma receita estimada este ano em R$ 110 milhões. Uma novela das 21h não fatura tanto. O "BBB" supera inclusive o "Domingão do Faustão".
Somente em cotas de patrocínio completo, segundo a coluna "Outro Canal", o "BBB 9" arrecadou cerca de R$ 60 milhões. Outros R$ 50 milhões entrarão nos cofres da emissora até o final de abril, via merchandising, anúncios, anúncios extras, espaços vendidos na casa, assinaturas de pacotes na TV paga, etc.

Fonte: Ricardo Feltrin - Colunista do UOL

 
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