25 de julho de 2008

"AMIZADE"

"A amizade é a corda que amarra o coração de todo o mundo."
(John Evelyn)

Image and video hosting by TinyPic

"É apenas com o coração que se pode ver
direito; o essencial é invisível aos olhos".
(A. de Saint-Exupéry)

Em uma semana onde se leu nos blogs e sites sobre amigos, várias mensagens no msn, no orkut, resolvi, mesmo que com certo atraso, postar algo, talvez pelo embalo, talvez pelo fato das mensagens terem me tocado, enfim... a vontade surgiu e aí está: um post sobre amizade, sobre amigos.

Engraçado, eu sempre penso em que momento da vida foi criado esse sentimento: a amizade. Quem será que compôs o primeiro par de amigos da face da terra? Fico imaginando que eles devem ter tido muitas dificuldades nesse relacionamento, afinal foram os pioneiros em dar carinho, aparar arestas, ser muitas vezes incompreendidos e ainda assim estar sempre de braços abertos para receber o outro quando preciso.


Image and video hosting by TinyPic


Bom, mas o tempo passou e hoje já sabemos muitas coisas sobre amizade. Há de ser entender que a amizade não é algo somente que nos traz alegrias, que esse é o seu maior desafio e podemos ter amigos diferentes de nós, em raça, religião, temperamento, criação, cultura, etc porque o importante na amizade é que ela precisa apenas de respeito, consideração, tolerância e humildade.

O respeito é primordial, aliás em qualquer tipo de relacionamento ele se faz necessário porque pessoas tem seus limites e esses limites devem sempre ser respeitados. O fato de termos amizade e intimidade com alguém não nos dá o direito de violá-los, visto que estão implícitos em uma amizade.

A consideração, ah! a consideração... Não adianta sermos tudo de bom para alguém e nos momentos mais delicados e necessários de sua vida não ter a consideração que se resume na atenção devida. Espera-se mesmo que a amizade, como qualquer outro sentimento, seja uma via de mão dupla porque não existe a possibilidade de só darmos, de jamais recebermos, e ainda assim sermos realizados nesse sentimento. Não se trata de um "toma lá dá cá", mas de um "eu me lembro quando eu precisei e você esteve comigo, portanto agora você precisa e eu estou aqui", com um sorriso nos lábios e muito amor no coração.

E a
tolerância? Talvez seja essa a parte principal haja vista que nenhum ser humano vive em total estado de bom humor a vida toda. Por certo haverão dias em que os ânimos não estarão bons, que o coração de um deles não estará bem; e isso sem contar que as pessoas em geral têm os mais diversos tipos de temperamentos e de atitudes; que para se ter um amigo, alguns momentos desagradáveis seus teremos que suportar, passar por cima mesmo, ignorar. Se for amizade verdadeira o que ele também sente, em algum instante fará o mesmo por nós, afinal... há de se saber, aceitar e entender, que a perfeição do ser humano não existe, que todos temos falhas, enormes falhas, que nenhum de nós é o rei da verdade, nenhum de nós está certo o tempo todo e que em algum momento o nosso amigo é que será a parte certa... por mais que o nosso orgulho nos impeça de perceber, dizer, aceitar.

Eis que surge a
humildade. Amigos que não convivem com isso, dificilmente conseguirão levar uma amizade avante sem dizer coisas simples como: "Eu não sei, você me ensina? Eu não consigo, você me ajuda? Eu não posso, tenho medo, você vai comigo? Eu errei, me perdoa? Eu me arrependi, você me desculpa? Eu não fui fiel a você, me dá outra chance? Eu disse o que não devia, você pode esquecer? Eu ando negligenciando nossa amizade, você me permite recuperar esse tempo perdido?" Ser humilde numa amizade não significa humilhar-se, mas provar ao outro o grau de importância que cativou em nossa vida.

Image and video hosting by TinyPic


Por fim, uma amizade há de ter altos e baixos sim, atravessar furacões, cair em abismos, se despedaçar toda... Se for amizade de verdade, há de voltar, ainda que envolta em ferimentos, apoiada numa bengala, sangrando e respingando até.. porque encontrará o seu companheiro com curativos também, imorredouro amor no coração e tão disposto a perdoar quanto.

Ser amigo é aprender todos os dias alguma coisa nova, ter algo de que se arrepender, reconhecer o que deixou de fazer, dividir emoções, acalentar o coração do outro e deixá-lo voar pra longe quando precisar.

Ser amigo é inclusive recolher-se num cantinho desse sentimento, alinhavar saudades e esperar aquele velho e querido coração pousar para um abraço.. no momento que ele achar, sentir, precisar... ser o tempo.

Será que estamos sendo amigo de nossos amigos?

Image and video hosting by TinyPic

 
©2007 '' Por Elke di Barros