17 de novembro de 2008

A Síndrome da Segunda-feira!


Image and video hosting by TinyPic

Análises sobre a Segundona

Segunda-Feira, segundo os maiores estudiosos em 'bar', é o pior dia da semana. Começa com uma enorme dor-de-cabeça e tremendo esporro do patrão. Outra opinião, formada por aqueles que 'coçam o saco', é que a segunda-feira se parece com qualquer outro dia da semana porque não fazem nada mesmo.. Já os otimistas dizem que a segunda-feira é o melhor dia da semana porque é o dia que está mais longe da próxima... segunda-feira. (rs)

Há quem defenda outras teses. As segundas-feiras foram feitas para que todos se lembrassem que, afinal de contas, existem a Sexta-Feira, o Sábado e o Domingo. Essa seria a razão porque a maioria dos bares não abrem às Segundas. Mais recentemente, de um sacolejo epistemológico da transdisciplinaridade, surgiu a interpretação temporo-espacial criada da "menáge a trois" entre a Biologia, a História e a Sociologia que desconstrói o calendário e afirma que a obrigatoriedade do trabalho nas segundas-Feiras tem sido uma medida anticoncepcional simples e eficiente. Porque não tem quem não broche na noite de Domingo sabendo o que vem no dia seguinte. (Fonte: Desciclopédia)

Image and video hosting by TinyPic

ODEIO segunda-feira!

Quase todo mundo já disse a frase acima alguma vez na vida. Veja como encará-lo numa boa sem sofrer antecipadamente:

Domingo à noite, é só ouvir a música daquele fantástico programa de televisão e bate aquela deprê. Reunião com o chefe, entrega de um trabalho, início de dieta e das aulas na academia... Vêm à mente todas as obrigações e os planos que foram postergados ou programados para o primeiro dia útil da semana, a segunda-feira. Se institutos de pesquisa como Ibope e Datafolha realizassem um levantamento sobre o dia mais detestado da semana, a resposta de mais de 99,9% dos entrevistados seria óbvia: Odeio segunda... E sem margem de erro.

Exageros à parte, por que a segundona gera tanta aversão e ansiedade? Um dos motivos para tanto mau humor talvez esteja na mudança dos ponteiros do nosso relógio biológico, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR, uma entidade internacional dedicada ao estudo do estresse. Os horários geralmente são menos rígidos no sábado e no domingo, explica a especialista, que foi jurada do 2° Prêmio SAÚDE!. Não é à toa que a gente quebra a rotina nessas 48 horas: dorme mais do que de costume, come fora de hora ou mais tarde que o habitual sem falar nos goles a mais nas mesas dos bares.

Daí, chega a segunda-feira e o organismo tem de, numa curta fração de tempo, reajustar seus ponteiros para voltar à labuta cotidiana. É esse processo de readaptação, segundo Ana Maria, que está por trás do cansaço e da preguiça que pintam logo de manhãzinha.
(Fábio de Oliveira)

Image and video hosting by TinyPic

Segundona e a saúde:

Em conversa com um conceituado e conhecido cardiologista (???) , ele me esclareceu que a aversão que a grande maioria da população sente por acordar na segunda-feira, deve-se a ansiedade pela volta ao trabalho e à rotina pesada após período de folga e que isso pode desencadear fatores de risco como hipertensão, favorecendo o surgimento dos distúrbios cardíacos. A pessoa passa o fim de semana "relaxado", divertindo-se e longe das preocupações. Quando o corpo começa a acelerar o metabolismo para o trabalho, os problemas acontecem. A mistura dos exageros cometidos na folga e na preparação do corpo para a volta à rotina apontou o coração como principal vítima da síndrome da segunda-feira. Estes dados vem de um estudo do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, em São Paulo, que constatou a prevalência de 19,3% dos casos nesse dia. Este comportamento e os dados registrados são semelhantes em todas as regiões do país.

Mas o fato é que, concretamente, a segunda-feira existe em nosso calendário e como ela se descortina no grande espétáculo de nossas vidas depende de cada um de nós, pois as coisas são realmente como determinamos que elas sejam, segundo nosso potencial psicológico, de força, de fé, de entendimento e de equilíbrio.

A minha segunda-feira, começou sonolenta e sorridente... sinto-me agora, em meio ao 2º ato de um espetáculo que tem duração de 24 horas. A próxima cena? Não importa... se de riso, de problema, se triste ou encorajodora, de ganho ou de perda. O que importa, é que eu tenha o discernimento nescessário para entendê-la e vivê-la, porém, para que isso ocorra, peço e conto em todos os momentos com a ajuda sempre precisa do "Homem lá de cima", que tudo sabe e que atentamente, tudo observa.

Quanto a vocês... desejo que tenham acordado lindamente e que a sua segundona seja de muito brilho, de sol, de risos, de aconchegos e que se preciso, também façam dela um Poeminha do Contra, como o fez em seus escritos o grande Mário Quintana:

"Todos esses que aí estão atravancando meu caminho"...

Image and video hosting by TinyPic


ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA!!!

 
©2007 '' Por Elke di Barros